Na última segunda-feira (25), moradores do Jardim Faculdade, em Sorocaba, organizaram um protesto com faixas espalhadas pelo bairro para cobrar ações da Prefeitura. Eles pedem soluções para os constantes problemas de enchentes e para a insegurança na região, marcada por furtos e roubos.
Saulo Freitas, síndico de um edifício de oito andares localizado na Rua Bernardo Ferraz de Almeida, criticou a falta de medidas concretas:
“Estamos cansados de promessas. Vamos acionar a Justiça contra o governo municipal, pois os danos são muitos e constantes.”
Prejuízos frequentes e insegurança crescente
Freitas destacou que um grupo formado por cerca de 60 famílias do bairro tem mantido contato constante para buscar soluções. Apesar de já terem procurado a Prefeitura e vereadores diversas vezes nos últimos anos, ele afirma que nenhuma ação efetiva foi tomada para reduzir os prejuízos das enchentes ou melhorar a segurança pública:
“Os riscos e prejuízos só aumentam. O desassoreamento do Rio Sorocaba, que seria fundamental, sequer foi realizado de forma eficaz.”
Estrutura inadequada e prejuízos acumulados
De acordo com o síndico, a calha do Rio Sorocaba é insuficiente para comportar o volume de água nas chuvas e a Ponte Pinheiros, por ser muito baixa, contribui para o represamento da água. Ele relata prejuízos graves vividos pelos moradores:
“No início deste ano, uma única chuva foi suficiente para destruir cinco carros na garagem do prédio, que fica a cerca de 300 metros do rio e em uma área elevada do bairro. A água subiu cerca de um metro dentro da garagem. E nas chuvas seguintes, os transtornos continuaram, prejudicando ainda mais quem vive ou trabalha nas ruas mais baixas.”
O grupo de moradores reforça que continuará pressionando as autoridades por medidas concretas e já organiza novas ações para chamar atenção ao problema.