O prefeito de Sorocaba parece mais preocupado em alimentar suas redes sociais do que em administrar a cidade. Enquanto ele grava vídeos para o TikTok, a Secretaria de Saúde desrespeita a Lei de Acesso à Informação (LAI), negando à população dados fundamentais sobre a fila de espera para exames médicos.
O portal Sorocabano.com protocolou, no dia 10 de fevereiro de 2025, o pedido de número 2025355220511842, solicitando informações essenciais para os cidadãos:
- Quantidade de pacientes atualmente na fila de espera para a realização de exames, discriminando por tipo de exame (ressonância magnética, tomografia, ultrassonografia etc.).
- Tempo médio de espera para cada tipo de exame.
- Critérios de prioridade adotados para a regulação e ordem de atendimento dos pacientes.
- Caso as informações já estejam disponíveis em alguma plataforma pública, a indicação do link de acesso.
A resposta, assinada pelo Secretário de Saúde Magno Sauter Ferreira de Andrade Junior, que sequer é de Sorocaba, foi um completo desrespeito à população. Nenhuma das perguntas foi respondida de maneira objetiva, omitindo os números solicitados e entregando um texto mal escrito e redundante, sem qualquer transparência.
A omissão não é apenas um desrespeito aos cidadãos, mas também uma violação da Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011), que garante que qualquer cidadão possa solicitar e receber informações de interesse público.
Diante do descaso da administração municipal e da negligência da Secretaria de Saúde, o Sorocabano.com tomará as medidas cabíveis e acionará o Ministério Público para garantir que a população tenha acesso aos dados que lhe são de direito.
Enquanto o prefeito segue entretendo seguidores nas redes sociais, os sorocabanos enfrentam um verdadeiro caos na saúde. A pergunta que fica é: Quem governa Sorocaba? O prefeito ou seus secretários incompetentes?