O candidato a prefeito de Sorocaba, Danilo Balas (PL), tem recorrido à desinformação e manipulação para angariar votos, fragmentando a base da direita na cidade. Antes aliado do atual prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), Balas tentou impor um vice-prefeito de sua escolha, utilizando o nome de Jair Bolsonaro como moeda de troca para forçar Manga a substituir seu atual vice.
Com o início da propaganda eleitoral, Balas intensificou seus ataques a Manga, cujo governo ostenta mais de 80% de aprovação popular. Numa tentativa de desgastar a imagem do prefeito, Balas distorceu responsabilidades, acusando a administração municipal de falhas na segurança pública, ignorando que, conforme o Art. 144 da Constituição Federal, essa é uma atribuição do Governo do Estado. Onde o atual Secretário de Segurança do Estado, Guilherme Derrite, nada fez por Sorocaba.
Recentemente, Balas apoiou a divulgação de uma fake news postada por @dr.rafaelgiorgi, que acusava Manga de mentir sobre a produção do medicamento Ozempic em Sorocaba. No vídeo, Giorgi afirma que a patente da medicação da Novo Nordisk, que vence apenas no final de 2026, impossibilitaria sua fabricação na cidade, sugerindo que o prefeito teria enganado a população.
No entanto, a acusação é falsa. O laboratório Biomm, sediado em Sorocaba, firmou uma parceria para a produção do medicamento genérico, um feito divulgado pelo próprio Conselho Federal de Farmácia (veja o link: https://site.cff.org.br/noticia/Noticias-gerais/17/04/2024/farmaceutica-fecha-acordo-e-ozempic-pode-ganhar-versao-generica-mais-barata). Balas, ao invés de se informar, preferiu perpetuar a desinformação, usando-a como ferramenta política.

Além das inverdades sobre o medicamento, Balas tem utilizado imagens antigas da campanha de 2020 para induzir o eleitorado a acreditar que possui o apoio de Bolsonaro, mesmo sem qualquer endosso recente do ex-presidente. Essa estratégia revela a falta de propostas concretas e a disposição de Balas em manipular a opinião pública para atingir seus objetivos eleitorais.
O Portal Sorocabano, acionou o Ministério Público Eleitoral informando sobre as fake news em período eleitoral. Que o Superior Tribunal Eleitoral condena durante as eleições.