Na tarde desta sexta-feira (18), o prefeito de Taboão da Serra e candidato à reeleição, José Aprígio da Silva (Podemos), foi vítima de um atentado a tiros enquanto visitava os bairros da cidade atingidos pelas fortes chuvas da última semana. O ataque ocorreu no momento em que o político se dirigia para uma coletiva de imprensa na nova sede da prefeitura.
Os suspeitos dispararam contra o veículo em que José Aprígio estava, atingindo o prefeito no ombro. Ele foi rapidamente socorrido e encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Akira Tada, em Taboão da Serra, onde recebeu os primeiros socorros. Em seguida, foi transferido para o Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, onde permanece sob cuidados médicos. Segundo informações preliminares, seu estado é estável.
De acordo com a Guarda Civil Municipal, os suspeitos fugiram em direção ao município vizinho de Embu das Artes. Dois veículos, um de cor vermelha e outro prata, que estariam envolvidos no atentado, foram identificados e as entradas da cidade foram cercadas pela polícia.
A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que as equipes da Delegacia Seccional de Taboão da Serra estão realizando diligências para apurar a autoria e motivação do ataque. A suspeita inicial é de que um político com ligações ao crime organizado, especialmente ao Primeiro Comando da Capital (PCC), esteja envolvido no atentado.
Em nota, a prefeitura de Taboão da Serra lamentou o ocorrido e afirmou que as autoridades já foram acionadas para conduzir as investigações. José Aprígio da Silva, que disputa o segundo turno das eleições municipais, seguirá em tratamento médico enquanto as investigações avançam.
O Hospital Israelita Albert Einstein foi contatado para comentar o estado de saúde do prefeito, mas não respondeu até o momento.