HomeDestaquesCrise na Saúde: Paciente com pedra no rim aguarda cirurgia há meses,...

Crise na Saúde: Paciente com pedra no rim aguarda cirurgia há meses, enquanto Secretaria de Saúde promete agilidade

Um morador de Sorocaba, de 54 anos, enfrenta uma verdadeira odisséia de sofrimento devido a problemas renais não resolvidos. Diagnosticado com pedra nos rins, ele passou por uma intervenção cirúrgica em fevereiro de 2023 e desde então enfrenta a falta de assistência médica por parte do sistema de saúde local.

Em julho de 2022, foi inserido um cateter Duplo J, uma medida temporária que, de acordo com especialistas, não deve exceder 6 meses para evitar riscos sérios de inflamação. Em Fevereiro de 2023, foi refeita o Duplo J e uma sessão a laser para retirar algumas pedras renais. O Portal Sorocabano buscou respostas da Secretaria de Saúde de Sorocaba desde setembro de 2023 sobre quando o próximo procedimento seria realizado para retirar as pedras e o cateter que ainda permanecem no corpo do paciente.

Nesta sexta-feira (24), o paciente, sofrendo com dores intensas e urina com sangue, foi levado por familiares à Unidade Pré-hospitalar (UPH) da Zona Leste. Médicos acreditam que as dores podem ser decorrentes do deslocamento das pedras ou inflamação, o que poderia prejudicar a cirurgia.

Em resposta às preocupações, a Prefeitura afirmou que o paciente foi encaminhado à Santa Casa para a cirurgia de cálculo renal, após regulação pelo Município. A administração municipal assegurou que está trabalhando em colaboração com todas as esferas para ampliar a oferta desse procedimento crucial. Houve intermediação com a Santa Casa, que confirmou a demanda regulada e o andamento dos casos prioritários. A Secretaria da Saúde (SES) reforçou o compromisso com a ampliação da oferta de procedimentos, visando acelerar a realização da cirurgia o mais rápido possível.

Crítica à Resposta Oficial:

Embora a Prefeitura tenha se manifestado afirmando a regulação do paciente e os esforços para acelerar o processo, a demora na resposta e na ação para resolver a situação levanta questionamentos sobre a eficácia e a prioridade dada à saúde dos cidadãos. A negligência prolongada pode ter sérias consequências para a saúde do paciente, reforçando a necessidade de uma abordagem mais proativa por parte da Secretaria de Saúde de Sorocaba.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia mais sobre

spot_img