HomeDestaquesCalamidade em Sorocaba: Inundações devastam bairros, resultando em perdas significativas para diversas...

Calamidade em Sorocaba: Inundações devastam bairros, resultando em perdas significativas para diversas famílias

Uma tempestade de grande magnitude atingiu a cidade de Sorocaba entre sexta-feira (19) e sábado (20), deixando várias regiões severamente impactadas. As fortes chuvas ocasionaram danos substanciais, inclusive com o asfalto de algumas áreas cedendo diante da força das águas.

O Hospital de Câncer Infantil, GPACI, foi parcialmente afetado, perdendo seus medicamentos e enfrentando danos estruturais no primeiro andar. A equipe da Defesa Civil, em colaboração com o Secretário de Segurança Pública, Alexandre Caixeiro, dedicou a madrugada auxiliando os moradores afetados pela cidade.

Em resposta à situação crítica, o Prefeito Rodrigo Manga, que estava em período de descanso, antecipou seu retorno à cidade para liderar os esforços de recuperação em diversos bairros.

Sorocaba registrou o maior volume de precipitações em todo o Estado, totalizando 148 mm em aproximadamente duas horas. Equipes estão mobilizadas para atender às emergências decorrentes dessas condições climáticas desfavoráveis.

A Prefeitura de Sorocaba está prestes a declarar Estado de Calamidade Pública devido às chuvas intensas ocorridas na madrugada. A cidade foi a mais impactada no Estado de São Paulo, conforme relatório da Defesa Civil. As equipes municipais, através da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) e da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), com o apoio de outras pastas e autarquias integradas à Operação Plano Verão, estão em regime de plantão 24 horas para lidar com as demandas resultantes das chuvas.

O decreto municipal, em fase de elaboração, entrará em vigor imediatamente após sua publicação. A medida visa preservar o bem-estar da população, permitindo a implementação imediata de ações emergenciais para combater as consequências das recentes chuvas, que resultaram em danos pessoais, materiais, econômicos e sociais.

“Nosso objetivo é minimizar os impactos causados pelas chuvas. O decreto possibilita a execução de diversas ações emergenciais relacionadas à reabilitação das áreas afetadas. Já implementamos uma série de medidas antienchente na cidade, como obras de desassoreamento, construção de travessias sobre córregos e reservatórios de cheias, que foram fundamentais para evitar que a situação fosse ainda mais grave”, destacou o prefeito.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia mais sobre

spot_img