HomeDestaquesChuvas em Sorocaba totalizaram 467mm totalizando aumento de 26% dos últimos 10...

Chuvas em Sorocaba totalizaram 467mm totalizando aumento de 26% dos últimos 10 anos

Janeiro de 2024 ficará marcado como o mês mais chuvoso em Sorocaba dos últimos dez anos, com precipitações totalizando 467 milímetros em 29 dias. Este volume representa um aumento significativo de 26% em relação à média histórica para o período, que é de 368,53 mm.

A intensidade das chuvas trouxe consigo uma série de desafios para a cidade. No último final de semana, Sorocaba foi atingida por uma tempestade de granizo acompanhada por rajadas de vento de até 56 km/h. No sábado (27), mais de 30 árvores caíram na cidade, impactando áreas como avenida São Francisco (Santa Rosália), avenida Dom Aguirre, Escola Municipal “Achilles de Almeida” e outras localidades.

O Secretário de Segurança Urbana, Alexandre Caixeiro, destacou as regiões mais afetadas, mencionando Central Parque, Largo do Divino e Jardim São Carlos. As equipes de intervenção atuaram incansavelmente, estendendo seu suporte até as primeiras horas da manhã.

Apesar dos danos materiais, não foram registrados feridos nas quedas de árvores sobre veículos, destacando-se o ocorrido nos bairros Júlio de Mesquita Filho e Jardim São Paulo. Na Vila Jardini, uma árvore atingiu uma residência, sendo prontamente atendida pelo Corpo de Bombeiros.

Outra ocorrência relevante foi a queda do muro do Condomínio Villa dos Inglezes. As equipes de Defesa Civil e Corpo de Bombeiros responderam prontamente, garantindo que não houvesse vítimas. O engenheiro da Defesa Civil assegurou que não persistiam riscos, notificando o responsável pelo condomínio. A Prefeitura dedicou esforços na recuperação das áreas afetadas durante todo o final de semana.

Votorantim também enfrentou as adversidades climáticas, com mais de 20 quedas de árvores em diferentes bairros. Pontos de alagamento foram registrados em algumas localidades, junto com a interrupção temporária do fornecimento de energia devido à queda de postes. A atuação conjunta das autoridades municipais garantiu uma resposta eficaz às demandas da população.

A previsão para os próximos dias indica a possibilidade de chuvas isoladas em Sorocaba, com temperaturas superiores a 30 graus. As autoridades, contudo, afirmam não haver previsão de grandes tempestades no momento. Mesmo assim, instam a população a permanecer atenta, recomendando abrigo seguro em casos de chuvas fortes com vento e granizo.

O Secretário de Segurança Urbana, Alexandre Caixeiro, aconselha moradores em áreas suscetíveis a inundação a protegerem documentos e objetos de valor em sacos plásticos. Em casos de emergência, a Defesa Civil pode ser contatada pelo telefone 199, o Corpo de Bombeiros pelo 193, e também via WhatsApp pelo número (15) 99198-3049, fornecendo informações essenciais para um atendimento eficiente. A colaboração da comunidade é fundamental para garantir a segurança de todos diante das condições climáticas desafiadoras.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia mais sobre

spot_img